quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Filósofos mais cobrados no ENEM

Filósofos mais cobrados no ENEM
Para os estudantes que se preparam para o ENEM, compreender os temas e filósofos mais frequentes na prova é fundamental para otimizar os estudos e garantir um desempenho de destaque na área de Ciências Humanas. A filosofia, enquanto disciplina, abrange uma vasta gama de pensadores, correntes e temas. No entanto, ao longo dos anos, o ENEM tem apresentado uma tendência em focar em certos filósofos e áreas específicas do saber filosófico.

Em nossa análise, identificamos que, historicamente, certos pensadores se destacam em relação à frequência com que são abordados no exame. Entre eles, Aristóteles, com 15 aparições, Descartes, com 10, e Kant, com 9, são os três filósofos que mais se sobressaem.

Abaixo você encontra uma lista de filósofos, organizados por períodos históricos, juntamente com o número de vezes que foram abordados no ENEM e os conceitos centrais de suas obras. Esta organização facilita a visualização das contribuições mais destacadas de cada pensador e sua relevância ao longo das edições do exame

Filosofia Moderna 

Situada entre os séculos XV e XVIII, a Filosofia Moderna se caracteriza por uma profunda reflexão sobre o sujeito e seu papel no mundo. É uma época marcada pelo racionalismo, empirismo e o surgimento das ideias iluministas e ideias de direitos humanos.

- Descartes, Kant, Hobbes, Hume, locke, Rousseau 

Filosofia contemporânea 

Abrangendo os séculos XIX até os dias atuais, a Filosofia Contemporânea aborda temas como poder, linguagem, liberdade e existencialismo.

Marx

Arendt

Foucault

Habermas 

Adorno 

Nietzsche

Filosofia Antiga 

Com suas raízes na Grécia Antiga, se desenvolvendo entre os séculos V a.C e V d.c., este período apresenta os fundamentos da filosofia ocidental, com ênfase na ética, política, metafísica e epistemologia.

- Aristóteles

-platão 

- pré - socráticos

- Sócrates 

- Epicuro

- sofistas 

Filosofia medieval

Abrangendo a queda do Império Romano até o Renascimento, entre os séculos V e XIV, a Filosofia Medieval é caracterizada pelo entrelaçamento de fé e razão, com destaque para as sínteses teológico-filosóficas.

-Santo Agostinho

 -Tomas de Aquino 



Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..