sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pessoas, intolerância e música. * Em memória de Kurt Cobain*



Creio que pensar em intolerância é mais saudável para nossa essência. Digo mais, pensar assim não torna alguém sombrio. Pois, desde que se é uma pessoa temos a necessidade da intolerância para somente assim asseguramos nosso espaço. Os falsos moralistas que desapareçam com suas chagas e conceitos retóricos manipuladores. Não tolero moralistas, não tolero racistas, não tolero filosofias antiquárias, não tolero dogmas doutrinários nocivos à liberdade. Que minha intolerância garanta minha integridade intelectual e sirva de escudo para minha liberdade espiritual. O meu corpo tem necessidade da arte, disso não tenho dúvidas. Tenho sede pelo dramático para livra-me da tensão do trágico da vida. Dessa forma o pínaculo da emoção abraça o reino da liberdade, um estado onde sou transportado num misterioso jardim de cores banhado por uma luz fulminante onde a melodia ressoa.  Devo confessar que sou movido à música. Como seria o mundo sem música? Sei que parece estranho para muitos, mas para cada pessoa que se acomoda em de minha vida, uma canção especifica como trilha sonora, ecoa em minha imaginação. Ninguém fica alheio as minhas mirabolantes trilhas sonoras. Ora, alguém com sensibilidade humana não deve se contentar com um mundo sem música? Seria tudo sem graça, sem sentido, desprovido de beleza. Ouvir música é facilitar a nobre tarefa em interpretar a realidade, tornar belo o estranho. É como se fosse uma motivação especial para cada momento de nossa vida. E, como cada pessoa é única em sua existência, porquê não olhar cada movimento, cada detalhe por uma ótica artística? Sim, nada mais incrível que deduzir personalidades tendo como pano de fundo uma peculiar trilha sonora. Parece mágica, mas acredite, não vejo pessoas, ouço música. E isso não me cansa, minha vista ganha outro sentido. Sabe, dizem que um olhar tem sempre algo a dizer, no meu caso me sinto um bem aventurado, meus olhos vão além, eles não condenam nem distorcem formas. Muito pelo contrário, eles se deleitam em música. Meu olhar se encanta, meu espírito dança, e as pessoas? São harmonias no meu horizonte. Que fique bem claro, não é qualquer música que me refiro, falo daquele tipo que chega com suave reconhecimento, como uma suave brisa, com toda uma amável delicadeza. É divino se mover pensando assim sabia? Não enxergar, mais ouvir. Agora será que alguém entende quando choro? Ou quando distraído deixo um sorriso como presente? Será que agora alguém entende minha fúria? Impossível. Sabe por quê? Ninguém me ouve. Ao invés disso, observam uma forma, cristalizam uma pessoa. Mas nunca param para me escutar, ouvir minha melodia. Por favor, estimado observador não me veja. Ouça minha existência- um dramaturgo ditirâmbico.





Por Claudio Castoriadis
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..