sexta-feira, 5 de abril de 2024

o mundo como vontade e representação

Imagine que você está em um palco iluminado, no centro de um grande show, com todas as luzes focadas em vc. Gritaria, etc.  Nesse momento, você sente q todos os olhares estão direcionados aos seus comportamentos. Essa sensação de ser observado intensamente é o que os psicólogos sociais chamam de “Efeito Holofote” e refere-se ao fenômeno pelo qual as pessoas tendem a acreditar que estão sendo notadas, julgadas por outras pessoas com mais atenção do que realmente estão. Respira prq não é bem assim.   

Imagina a Banda Coldplay, estádio lotado, etc. De 10 pessoas, provavelmente 3 conseguem manter o foco nos artistas. Como assim? Nem todo mundo se importa com a banda, na verdade o foco é sempre o espetáculo individual. Basta ir nas redes sociais ou até mesmo nos eventos. Geral pulando , dançando, focados no celular, fazendo lives, bebedeira. 

Agora, pensa no seu caso. No seu suposto holofote. Ele existe?! Usamos essas sensações de que o mundo nos observa para avaliar o ambiente ao nosso redor, incluindo as outras pessoas. No entanto, as outras pessoas não apenas não conhecem as nossas ideias subjetivas e a nossa situação, mas também são o centro de seus próprios universos. Como disse o filósofo: o mundo é nossa vontade e representação. 
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..