segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Lovecraft: gritaria, tentáculos e escotilhas no espaço.

“horror cósmico”, ou “medo cósmico”. Assim ficou conhecido o estilo literário que, a partir do começo do século XX, consolidou-se entre autores de língua inglesa e cujas características, hoje, são encontradas em tantos livros, filmes, séries e games. 

O termo “medo cósmico” foi muito utilizado pelo escritor que se tornou o maior expoente dessa categoria: Howard Phillips Lovecraft (1890 – 1937). 

Com frequência, o domador de criaturas cosmologicas evocava-o para designar seu próprio projeto estético, construído em torno do Mito de Cthulhu — um universo fantástico povoado pelas monstruosidades “mais antigas que o tempo e maiores que o espaço”.

As narrativas de horror cósmico também são chamadas de “lovecraftianas”. Nela, a realidade é incompreensível à mente humana e a noção de superioridade do homem é uma mentira cuidadosamente construída e mantida pela ignorância. Sua literatura deu origem a um universo habitado por criaturas ancestrais e colossais conhecidas como mitos de Cthulh. 

A saber: um mero vislumbre desses monstros, mesmo que em  sonhos, é capaz de levar a loucura imediata.


O Terror Cósmico se constrói através da negação de uma presença divina como um deus ou universo. A humanidade está “sozinha” e é completamente insignificante e descartável na macro-perspectiva da existência. Trabalha-se o valor humano de maneira tão relevante quanto à de insetos e plantas. É  afirmado também que a raça humana vai desaparecer, e outras espécies virão e terão o mesmo destino. Tudo é efêmero: valores, moralidade, sentimentos, não passam de uma ficção. 

E aê?! Bora nessa aventura cosmologica?! Fica a dica. 
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..