domingo, 21 de outubro de 2012

O Fantasma de Dante se encontra nesse Blog.



É indubitável que o escritor Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, provocou perplexidade nos meios intelectuais de sua época, sendo referência entre os grandes nomes da literatura mundial. Não há registro da data exata em que foi escrita, mas as opiniões mais reconhecidas asseguram que o Inferno pode ter sido composto entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e por último o Paraíso de 1313-1314 a 1321. De tão genial, sua obra foi muito debatida e, acrescentando alguns fatos reais e históricos, juntamente com produtos da imaginação aventuresca humana surgiu “a lenda do fantasma de Dante”.

Segundo a lenda, quando em 1321, Dante Alighieri morreu, não foi possível encontrar partes do manuscrito da sua obra-prima. Durante muito tempo os seus filhos, Jacobo e Piero revistaram a casa de cima para baixo bisbilhotando todos os papéis do pai. Mas, nada foi encontrado.

Então surgiu uma dúvida: será que Alighieri foi um pai insensato a ponto de deixar uma herança em pedaços para seus filhos?  Enfim, muito foi especulado. Mas, certo dia, Jacobo sonhou que vira seu pai vestido de branco e inundado de luz. Perguntou à visão, que no caso era seu pai, se o poema fora completado. Dante acenou afirmativamente e mostrou a Jacobo um local secreto no seu antigo quarto.

Tendo como testemunha um advogado amigo de Dante, Jacobo dirigiu-se ao local indicado no sonho. Por detrás de um pequeno cortinado fixado na parede encontraram um postigo. No interior do esconderijo havia alguns papéis. Retiraram-nos cuidadosamente, limparam-nos com uma escova e conseguiram ler as palavras de Dante. E assim se completou A Divina Comédia.  



Por Claudio Castoriadis


Fonte:

Xuxa Só Para Baixinhos ( Brincadeira gente)
Sobre o Autor:
Claudio Castoriaids Claudio Castoriadis
é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura >

ShareThis

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..