segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pare e apenas respire!

É melhor levar um desaforo para casa do que chegar em casa sem vida!




Por Claudio Castoriadis

Quem me dera que essa parte infeliz fosse exterior a mim


Assim como outras maldades, em que o tipo humano está no centro das atenções, a mentira também tem seu lugar, seja pequena, grande ou a maior, uma mentira será sempre o espírito pobre que atinge o cerne do nosso mundo. Ela pode ser vista, tocada, manipulada consequentemente idolatrada. Ela tem voz, ora fala demais, ora grita e adormece profundamente no coração das pessoas. Quem me dera que essa parte infeliz fosse exterior  a mim. Porém, não existe um exterior de mim. Eu ainda estou no mundo, tenho consciência do mundo e mundo tem consciência de tudo e continua sendo assim, desse jeito, cambiante, onde a brecha menor é a mais difícil de ser transposta.   


Por Claudio Castoriadis

Gilles Deleuze: fábrica de conceitos


Bem dizendo a história do pensamento que vai e volta, transformando o ponto da criação de conceitos, Gilles Deleuze sintetiza a tendência teórica do seu tempo pautada na história da filosofia. Dando conteúdo a sua forma, Deleuze joga no ar a seguinte proposição: Filosofia é arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos.

Nesta posição do problema, pode-se deduzir que a partir da perspectiva de Deleuze e Guattari acerca da atividade filosófica temos o traçado de um plano filosófico em torno do que seria a criação de conceitos, ou mais, de que modo, o pensamento filosófico se efetiva.

Uma das etapas dessa argumentação seria o consenso sobre a filosofia contemporânea francesa, enquanto proposta de registro filosófico. Sendo assim, encontramos em Sartre, Foucault, Derrida, expressão de outras maneiras para pensar as relações com a História da Filosofia nos conceitos já pensados, as oportunidades nas quais ainda há o que pensar, tornando o pensamento criativo.

É como se disséssemos que a filosofia não segue ecoando o pensado, não repete os filósofos, mas colabora retomando o passado com o intuito  de transformação dos conceitos. Toda criação conceitual, segundo Deleuze, é um modo singular do mundo ser visto e nomeado.

A criação e a transformação do mundo pela dinâmica da soma interpretativa de cada filósofo oferece instrumentos que nos permite pensar o mundo. O espaço da atividade filosófica enquanto invenção de conceitos propicia a eclosão de dimensões que não estão mais na ordem do dado, é desta forma que a História da Filosofia pode representar um índice a partir do qual aquele que (re)inventa conceitos, também constitui práticas para o conhecimento de si mesmo.


Por Claudio Castoriadis
Imagem: fonte web
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..