sábado, 2 de novembro de 2013

Memórias de um Asilo: 30 de novembro de 1983



Em minha mente a brancura da dúvida que não admitia réplicas – nomes, pessoas, locais, – produzia uma fidalga impressão, um clima caverna encantada com todos os acessos para ideias. Quando o meu eu era outro, achava que Deus fosse um antigo lago, achava que mergulhando em seu brilho glacial as pessoas seriam deveras pessoas. Sem uma única e superficial fissura! 

***

Insônia, na passagem de uma ideia para outra, ela  ecoava, como se uma cansativa madrugada tivesse arrebatado a chama da clareira que se fez de uma vela, insignificante originário. Quem precisa de sono quando se respira sonhos? 

O alarido, estranho, indiferente, não me paralisa. — Não me assusta a ideia de um estado natural da imaginação com ausência de leis. Eu nunca desejei, nunca algo assim entrou em minha cabeça.

***

Afastando seu rosto das sombras, ela olhou de esguelha para o nada. Suavidade, repentinamente um acesso de felicidade.  

E assim Mawilda não hesitou em falar:

— Pequena Amina, não é de estranhar a ineficácia do tempo?
— Sim, outro dia pensei algo parecido...Prossiga com seu raciocínio.

Sua fala vagava minha mente. Era a mesma mente onde ela descansava. E assim arrebatou o silêncio, exatamente com essas palavras: 

Um olhar inteligente sobre o atraso da nossa situação no mundo imita irrefletidamente as ondulações do tempo. Pense nisso, a monstruosa ineficácia do tempo interposto entre nossas ações duradouras no mundo. O tempo tem a ver com a condição humana finita, a penumbra não definida, a umidade da nossa existência, de modo que quando pensamos sobre o tempo, nosso limite é parte desta reflexão. 

***

— Depois falaremos sobre isso, Amina - disse minha pequena amiga-, agora tenho que deixar seus aposentos. E assim ela se vai, retorna para minha mente lerda e ranhenta, se lança nesse lugar.



30 de novembro de 1983



Por Claudio Castoriadis 
Imagem: fonte web
Ouvindo: Fats  Waller
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..