William Gerald Golding nasceu em 1911, na Inglaterra. Em 1935, após publicar uma pequena coleção de poemas, gradua-se em literatura inglesa em Oxford. Trabalhou como escritor, ator e produtor em pequenas companhias de teatro até tornar-se professor em Salisbury.
Em 1940, entra para a Marinha inglesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, participa da perseguição e afundamento do navio alemão Bismarck e também do desembarque das tropas aliadas na Normandia, em 1944. Após a guerra, volta a lecionar.
Seu romance de estreia foi O Senhor das Moscas, publicado em 1954. Na sequência, viriam Os Herdeiros (1955) e Queda Livre (1959), entre outros títulos. No ano de 1980, seu livro Ritos de Passagem rende-lhe o Booker Prize inglês, um dos mais importantes prêmios literários do mundo.
Em 1983, como reconhecimento pela sua obra, é agraciado com o Prêmio Nobel de literatura.
Golding morreu em 1993, deixando um romance inacabado, The Double Tongue (A Língua Dupla).
A LÍNGUA DUPLA - WILLIAM GOLDING
Na época de sua morte em 1993, a última obra de William Golding. O livro conta a história de Arieka como ela olha para trás sobre sua vida como um porta-voz do Deus Apolo, no primeiro século. A obra mostra um Golding voltado em um novo caminho criativo e ainda mantendo seu fascínio com a Grécia.
Por Claudio Castoriadis
Claudio Castoriadis é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura > |