Alguém lembra de um comercial
que certamente apresentou uma banda britânica para muitos brasileiros? Se bem que
ainda tem gente que nem faça ideia de quem sejam. Se você pensou na banda Radiohead
parabéns, teve a oportunidade de ter visto uma propaganda que se tornou um marco em nosso País.
Não posso ser injusto com a
genialiade de uma das melhores bandas do mundo ao afirmar que o comercial foi o grande
responsável pelo sucesso do Radiohead no Brasil, pois sabemos que não é verdade.
E lembrando, a banda já tinha lançado
três discos.
Eu chorei, chorava toda vez
que a mesma passava e ainda hoje seguro minhas lágrimas. Para quem não sabe a
propaganda "Carlinhos", como ficou marcada o comercial institucional
da Fundação Síndrome de Down, ganhou uma proporção linda, poética. Tornou-se
popular na década de 90 e é lembrada até hoje pela suavidade com que tratou o
tema: "Down. A pior síndrome é a do preconceito". Criada pela agência
DM9DDB em 1998, o filme tinha a música "Fake Plastic Trees", do banda
britânica Radiohead, como trilha sonora.
O mérito do comercial se encontra na
maneira como agregou em uma só ideia uma multipliciades de sentimentos, é
emocionante. A música foi doada pela banda.
Ainda não conhecia? Eis a
obra: conheça a história do Carlinhos juntamente com a música “Fake Plastic
Trees”
Por Claudio Castoriadis