sexta-feira, 29 de março de 2013

"Fake Plastic Trees" A propaganda "Carlinhos" "Down. A pior síndrome é a do preconceito"




Alguém lembra de um comercial que certamente apresentou uma banda britânica para muitos brasileiros? Se bem que ainda tem gente que nem faça ideia de quem sejam. Se você pensou na banda Radiohead parabéns, teve a oportunidade de ter visto uma propaganda  que se tornou um marco em nosso País.

Não posso ser injusto com a genialiade de uma das melhores bandas do mundo ao afirmar que o comercial foi o grande responsável pelo sucesso do Radiohead no Brasil, pois sabemos que não é verdade. E lembrando, a banda já tinha lançado três discos.

Eu chorei, chorava toda vez que a mesma passava e ainda hoje seguro minhas lágrimas. Para quem não sabe a propaganda "Carlinhos", como ficou marcada o comercial institucional da Fundação Síndrome de Down, ganhou uma proporção linda, poética. Tornou-se popular na década de 90 e é lembrada até hoje pela suavidade com que tratou o tema: "Down. A pior síndrome é a do preconceito". Criada pela agência DM9DDB em 1998, o filme tinha a música "Fake Plastic Trees", do banda britânica Radiohead, como trilha sonora.

O mérito do comercial se encontra na maneira como agregou em uma só ideia uma multipliciades de sentimentos, é emocionante. A música foi doada pela banda.

Ainda não conhecia? Eis a obra: conheça a história do Carlinhos juntamente com a música “Fake Plastic Trees”




Por Claudio Castoriadis

ShareThis

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..