terça-feira, 20 de agosto de 2013

Democracia digital: sistema de práticas e valores na política contemporânea





Uma palavra crescente tem assinalado o potencial das tecnologias e cenário político: democracia digital. Se por um lado temos uma onda de rejeição em relação à política - por vários fatores - o mundo virtual apontou para um novo paradigma político. As mentes inquiridoras são levadas pelo canto das tecnologias, possibilidades para a emersão de novas práticas e ações políticas.

No centro desse furacão tecnocrático, temos cidadãos e representantes políticos; ambos se adaptando para o fortalecimento de uma cultura cívica; gerar novas modalidades de participação; oxigenar o debate público.

Vale lembrar que o interesse de instaurar uma democracia digital não vem de hoje. Basta lembrar que já nos anos 1970 Macpherson (1977) indagava-se sobre o potencial democrático das tecnologias emergentes.

Em tese, a base da democracia é a participação popular e muitos têm na internet uma grande ferramenta para que isso realmente aconteça.

O surgimento e a popularização da internet parecem ter criado um novo marco na democracia, com a chamada “democracia digital”. Apesar do dilúvio de informações, que pode ser visto de modo negativo ou positivo, é inegável que a grande rede se tornou, cada vez mais, um instrumento de incentivo e novo horizonte da democracia, estreitando a ponto entre pessoas, criando pontes, facilitando até certo ponto a participação popular na vida política de cidades, estados e do país como um todo.

Não há como negar que a internet influencia na criação de ideias e posturas que pesam na política de um estado.

Falar em democracia digital se trata, a rigor, de uma crise do sentido da democracia, que, como ideia ou como ideal, jamais esteve em tão alta conta. Todos veem como problemático o sistema de práticas, instituições e valores da política contemporânea à medida que se constata a sua distância de um formato de democracia considerado ideal.


Por Claudio Castoriadis
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..