terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Nem tudo está perdido" já dizia o Paulo Freire.



Não é de hoje que vejo a reacionária expandindo seu veneno. Eles estão em todos os cantos. O mundo contemporâneo traz a marca dos imundos, do existente em crise e do velho existente em vermes. Existe uma crise. O mundo em peso se encontra em crise. Miséria que nos ronda, feito animais famintos pela discórdia. Eles estão estragando a educação, básica e superior. Não vejo mais educadores como outrora, vejo velhos barrigudos, egoístas com patentes delimitando a vida e mutilando o pensamento dos jovens. Os sinais da crise apontam para a necessidade de repensar a sociedade existente, repensar o capitalismo, repensar o estado, repensar seus servidores.

Pensar hoje o capitalismo significa pensar não só o modo de produção capitalista e seu desenvolvimento, mas também seu cotidiano, sua reprodução, suas contradições, suas minúcias, seus sinais e sintomas. Nem tudo está perdido, já dizia Paulo Freire, basta o trabalho educacional e teremos o que queremos: uma Educação verdadeira que dê conta da mudança da realidade. A Sociedade, para Paulo Freire, não é um objeto estagnado, sem mudança. Ao contrário, é um processo em constante modificação e transição- está acontecendo. 

Somente através de uma legítima educação, descobrimos um meio para a construção de um novo status. Esta nova realidade deve possibilitar ao homem as mesmas condições que a classe dominante lhe impossibilitou de obter. 

Não escrevo para Doutores, Mestres e seus bajuladores moribundos do Estado, eu escrevo de forma simplória para todos que buscam liberdade, todos os filhos da nossa terra, todos os Franciscos, Marias, pessoas de verdade que merecem uma "Educação" emancipatória que leve o ser humano a se livrar das amálgamas que o impedem de desenvolver seu próprio ser.





Por Claudio Castoriadis
Sobre o Autor:
Claudio Castoriaids Claudio Castoriadis é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura >

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..