quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Diversidade cultural: Brasil mostra sua cara!!!



Não entendo essa coisa do Brasil se deixar levar por gringos. Desqualifica nossa diversidade cultural quando permite fragmentos da cultura de lá adentrar em nosso meio de forma medonha. E o contágio é geral: Na música, costumes, na língua, nos valores. Não dou uns dias e o meu cachorro só vai querer sanduíches McDonalds e deixar de me obedecer por conta do idioma português. Enfim, qual é a nossa identidade cultural? 

Diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, danças, vestimenta, tradições e heranças físicas e biológicas, bem como a forma como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião, a forma como eles interagem com o ambiente etc.

Durante muito tempo, a ideia de uma identidade cultural não era devidamente problematizada no campo das ciências humanas. Com o desenvolvimento das sociedades modernas, muitos teóricos tiveram grande preocupação em apontar o enorme “perigo” que o avanço das transformações tecnológicas, econômicas e políticas poderiam oferecer a determinados grupos sociais. Nesse âmbito, principalmente os folcloristas, defendiam a preservação de certas práticas e tradições.

Diversos estudos vão contra a ideia de que uma população deve abraçar a sua cultura e garantir todas as formas possíveis de cristalizá-la. “Dessa forma, presenciamos a abertura de novas possibilidades de entender o comportamento do homem com seu mundo”.

Mediante essas questões onde fica o tal jeitinho brasileiro? Futebol, carnaval e mulata? E como pensar o pobre do Zé carioca? E os índios? E Carmen Miranda? Única no movimento das mãos e quadris e no revirar dos olhos verdes, já imaginou ela cantando o que é que o Tio Sam tem ? Enfim, é indubitável que o Brasil é reconhecido pela sua diversidade cultural e isso é uma das principais características do país, que o torna bem conhecido em todo o mundo. Brasil mostra sua cara.



Por Claudio Castoriadis


Sobre o Autor:
Claudio Castoriaids Claudio Castoriadis é Professor e blogueiro. Formado em Filosofia pela UERN. Criador do [ Blog Claudio Castoriadis ] Tem se destacado como crítico literário.Seu interesse é passar o máximo de conhecimento acerca da cultura >

Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..