sexta-feira, 28 de julho de 2023

cuidado com a respiração


Você já viu de perto minha vocação para perder o foco
ser levado pro lado nublado das coisas
A volta é longa, o que não é novidade
de lá trazer qualquer coisa para os gatos
Você já viu o cerne da inquietação 
e o quanto eu posso achar divertido 
e que eu o herdei. Antes de mim
quantos geminianos da mesma espécie falharam copiosamente 
como você e também eu falhamos
uns com os outros? Nem sempre foi assim
Eu já te disse 
O mundo tem dessas coisas 
nesses termos. o que é bem ruim
porque tanto no meu caso
como no teu
leva ao incêndio nas costas
e tem sido boa esta temporada, sabe?!  entre nós o intervalo
sempre foi uma forma de mensagem não vizualizada.
O primeiro meme que você me mandou
Zuava da minha dicção no lado que tinha mais estrelas.
Eu estava na parede da memória, você na lembrança 
e o teu país era o meu ponto de fuga.
Não chovia, mas eu não via um só brilho
no céu — como era adestrado
e eu inventei que tinha visto seu grampeador por último.
Hoje você entende que eu exagero em quase tudo.
Posso até ter falado bobagens 
que o céu à noite é muito parecido comigo
ou algo menos definido do que isto
mas você leu em algum livro a respeito
e você não vai me contar o que leu
porque acha que, no fundo,
nada disto me interessa
embora teus olhos sejam o veículo do meu equilíbrio 
Que é uma forma de sofrer no mundo.
Logo de início percebi que você
nunca se tornaria ausente
nem na solidão emaranhada
onde você se enfurna
abisma os teus lugares
reconhece e alimenta coisas 
pacifica e encontra desculpas —
onde eu espero que você nunca
me leve. Mesmo quando eu me esqueço
que estamos divergindo.
Mesmo quando eu quero te azucrinar.
E depois duma disputa metafísica, ou durante
o sono do tio Jonathan, distante
ou ao redor
você não deixa pra lá 
mesmo nos milênios
que se esquece
Nas palavras
que se fecha e desaparece
Tudo bem 
Não foi por falta de atenção.
Licença Creative Commons
Claudio Castoriadis- O conteúdo deste site está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3,0 ..